Na atualidade, o conceito de dependência não está relacionado exclusivamente com o uso de drogas ou álcool. Uma pessoa pode ficar dependente de qualquer coisa, de uma bebida, de chocolate, de uma pessoa, de um sentimento ou de um jogo. Precisamente sobre isso, sobre o vício do jogo, é que vamos falar hoje. O vício da Internet ou o uso problemático da Internet, ou tecnologias é um problema muito grave e sério. Se o senhor ou o seu amigo precisar de um tratamento para vício de jogos de azar é a si que se destina este artigo.

O vício, em geral, está associado a comportamentos não saudáveis e perigosos. Esses comportamentos podem tornar-se viciantes, dependendo da força, assiduidade ou quantidade de tempo e dinheiro que alguém investe no jogo. Qualquer vício interfere seriamente na vida da pessoa. É o caso do uso abusivo da Internet, jogos de azar, jogos de casino, etc.

Fatores que aumentam o risco de dependência

Mencionamos, portanto, fatores que podem aumentar o risco de dependência da Internet e dos jogos de azar:

Como ajudar a derrotar o vício do jogo?

As pessoas com problemas de jogo têm várias escolhas disponíveis no que toca ao alcance do controlo sobre o jogo. O senhor tem as tais possibilidades como:

Levando em conta a gravidade do problema, deixamos ainda alguns dos contactos telefónicos que podem ser imprescindíveis quanto ao combate da obsessão do jogo:

Como verificar se tenho vício ou não?

Achamos importante apontar que um comportamento torna-se viciante quando a pessoa:

Pode comparar o seu estado com o que referimos em cima. Com certeza, quanto mais caraterísticas da lista supramencionada tiver, tanto maior e perigoso é o seu vício.

Se tem um amigo que parece passar mais tempo do que o necessário à frente do computador dele, verificar se há razão para ficar preocupado é simples. Por norma, todos os dependentes têm quase o mesmo comportamento que é fácil caraterizar: